Como manter a cor dos cabelos - Dicas para desbotar menos

Toda ruiva sabe o quanto é difícil ser ruiva! Eu pelo menos sempre penso "porque não escolhi ser loira?".
O fato é que para ser ruiva e manter o cabelo bonito você não pode ter a mesma vida que outras mulheres.

COISAS QUE ESTRAGAM E DESBOTAM A COR
- Água salgada
- Cloro
- Shampoo (principalmente o anti-resíduos)
- Sol em excesso

ÁGUA SALGADA
Praias de água salgada são uma desgraça para o cabelo ruivo. Isso porque as cutículas do cabelo abrem, dando uma aparência de palha. Se as cutículas estão abertas a cor sai... E se você molhou o cabelo com água salgada vai precisar usar bastante shampoo para lavar os cabelos. Shampoo, que mais a frente vou explicar.

CLORO
Piscinas! Ótimas, divas, mas que possuem cloro. Se a piscina tiver pouco cloro você nem vai sentir tanto, mas se estiver carregada no cloro seus cabelos vão sofrer algo parecido com o efeito da água salgada. Cutículas abrem, soltam mais cor que o normal, e você vai precisar de bastante shampoo para limpar.

SHAMPOO
Um dos maiores vilões das ruivas.Vou fazer um post dedicado a ele logo mais, mas por enquanto é importante dizer que o shampoo tira a sujeira e a cor dos fios. Ou seja, quanto mais shampoo menos cor. Se ele for anti-resíduos vai tirar mais cor ainda que o normal! Então ruivas devem usar o mínimo de shampoo possível e só lavar o cabelo quando for necessário. Nada de lavar cabelo limpo se quiser manter a cor!

SOL EM EXCESSO
O sol mancha. Um cabelo virgem já pode ser manchado pelo sol, mas um cabelo colorido mancha bem mais fácil! O ruivo tende a queimar onde pega muito sol, dando um tom mais amarelado que o do resto do cabelo. Quer pegar sol? Claro que pode! mas procure prender os cabelos ou usar um chapéu. É importante evitar ficar muito tempo sob o sol forte. Se você estiver com água salgada ou cloro no cabelo a mancha aparece bem mais fácil! Afinal, cutículas dos fios abertas!

##############################################################################

Então para manter o tom dos fios é importante lavar pouco os cabelos e usar sempre pouco shampoo, visando mais a raiz e o couro cabeludo que a extremidade dos fios. Use pouco shampoo e bastante creme. Pode abusar de condicionadores, máscaras, cremes para pentear (no caso dos ondulados ou cacheados) e restauradores de pontas. O importante é manter o cabelo hidratado e as cutículas fechadas!
Cabelo ressecado não segura a cor e fica palhoso. 

Texto: Vivian Roncon

Comentários