Dicas para aliviar a Cólica

1 - Descansar
Como durante a menstruação nós nos sentimos sem ânimo para nada, aproveite para descansar. Fique no sofá, na cama, veja TV, mexa na internet, mas sempre descansando o máximo que puder. Se deitar de bruços aliviar a sua cólica, fique nessa posição com um travesseiro embaixo da barriga. Aproveite para ler, escrever ficar de bobeira na internet.

2 - Faça exercícios leves
Como alongamentos por exemplo. Andar devagar, pedalar devagar, também podem ajudar a aliviar as dores incentivando que o sangue desça de uma vez e pare de doer. Os exercícios tambem liberam endorfina, que diminui a dor.

3 - Evite comer alimentos gordurosos
Eles aumentam a produção de hormônios que causam contração no útero, provocando a cólica. Evite alimentos embutidos e bebidas com cafeína, por exemplo, café, chá preto e refrigerante.

4 - Fique calma
Se irritar só vai aumentar a dor. Então não se estresse e tente relaxar.

5 - Que tal um chá?
Beba chá de canela, pois a canela age como analgésico amenizando a cólica. Além dele, os chás de hortelã e erva cidreira com propriedades calmantes também contribuem para o bem-estar.

7 - Bolsa térmica ou toalha quente
A bolsa de água quente pode ser uma forte aliada. O calor estimula a irrigação, relaxa a musculatura e ameniza o incômodo das contrações.

8 - Massagens
Movimentos suaves no abdômen e nos pés podem amenizar a cólica. Alivia a tensão muscular, melhora a circulação e diminui a dor. Comprimir essa região também pode ser uma forma de massagem.

9 - Acupuntura
Existem pontos que durante uma sessão de acupuntura servem para aliviar cólicas e diminuir o fluxo menstrual. Converse com sua acupunturista e pergunte se ela pode montar um programa para você. Geralmente o tratamento com as agulhas dura 10 sessões e você mantém os resultados por muito tempo após isso. Ela auxilia na liberação de endorfina e reduzi o incômodo causado pela dor abdominal

10 - Medicação
Por mais simples que pareça, por mais que todas as mulheres tenham colica pelo menos 1 vez má vida, o médico pode te receitar o remédio exato para o seu problem! Quando for fazer seu periódico, peça uma indicação para a sua ginecologista. Algumas mulheres recorrem ao analgésico, mas por ser uma inflamação que provoca contrações no útero, os anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais indicados para combater a cólica menstrual. 

Texto: Vivian Roncon

Comentários