segunda-feira, 21 de julho de 2014

Número de cada cor / natural ou tintura

COLORIMETRIA CAPILAR - CORES NATURAIS E SUAS MODIFICAÇÕES

Todo mundo sabe que nas caixinhas, de coloração ou tonalizante, tem uma tabelinha mostrando que cor será atingida de acordo com a cor natural dos cabelos, né? Ótimo, mas você sabe qual a cor natural dos seus cabelos? Vou explicar agora quais são elas para que você possa descobrir! E aí vai poder também estudar que cores você pode conseguir para seus cabelos, qual a tinta correta, etc...

NÚMEROS DE CADA TOM / COR

Cada cor de cabelo é identificada por um número. Sendo assim, você precisa entender o que cada número significa para descobrir a cor da tinta! Não adianta apenas olhar para a foto da modelo na caixinha da coloração ou tonalizante... Você precisa saber o que aquele número ao lado do nome da cor significa. Assim você tem maiores chances de conseguir a cor que você procura! Principalmente quem busca um tom de ruivo específico precisa saber escolher a cor pelos números.
O primeiro número que aparece é o principal, o número da cor natural, do tom de base da cor. Essas cores naturais são classificadas em uma tabela de números crescente, do tom mais escuro ao mais claro. Sendo assim, quanto menor o número mais escura é a cor! De 1 a 10 as cores de base são:

1- Preto
2- Escuro
3- Castanho Escuro
4- Castanho Médio
5- Castanho Claro
6- Loiro Escuro
7- Loiro Médio
8- Loiro Claro
9- Loiro Claríssimo
10- Loiro Extra-Claro

Agora você pode decidir qual a cor natural da sua raiz, sabendo olhar corretamente a tabela nas embalagens de tinturas e tonalizante. Repare que apesar de existirem os tons vermelhos, a cor de base nunca é vermelha. Um vermelho comum fica com a cor natural em 5 ou 6, enquanto os tons de vermelho cobre ficam no 7 ou 8.

Sendo assim, quando for escolher a tinta para usar analise o primeiro número dela, afim de descobrir se vai clarear ou escurecer o seu cabelo original. Pode acontecer também da cor ter dois números antes do ponto, isso acontece quando a cor de base não é pura e sim uma mistura de duas cores de base. Explico quando ensinar a ler a cor das tintas


NÚMEROS DE CADA NUANCE / REFLEXO
Assim como na cor de base dos fios, as nuanças também são organizadas por números, mas estes não são os mesmos das cores naturais. Os números são diferentes, então temos uma nova tabela! A NUANCE da cor é o segundo número, que vem depois do ponto. Podem haver vários tons de reflexo e NUANCE, então pode haver mais de um número após o ponto.

As nuances ou reflexos são os pigmentos combinados ao tom natural para intensificar ou diferenciar a cor. Eles não tem a capacidade de alterar a cor de base da tinta, mas acrescentam reflexos de cores diferentes para incrementar e melhorar a tonalidade. De .0 a .7, essa é a tabela oficial de nuances.

.0 Natural
.1 Acinzentado
.2 Violeta/Azulado
.3 Dourado
.4 Acobreado
.5 Acaju
.6 Vermelho
.7 marrom
O Guia do Cabelo Ruivo - colorimetria básica reflexos
Essa é a tabela de nuances e reflexos padrão, mas algumas tintas tem a sua própria tabela de nuances! Então é legal estudar a marca da tinta que você vai comprar antes de escolher uma cor.

O .0 no caso, não altera em nada a cor, por isso é deniminado de natural. Não é que seja branco, mas sim incolor.

LENDO O NÚMERO DA TINTA

1 - Primeiro número (antes do ponto): É o tom ou cor de base. A cor principal da tinta e a que mostra se vai ser claro ou escuro.

---- PONTO -----

.2 - Segundo número: É a cor do reflexo que é mais forte na tinta. Esse vem depois do ponto.

.3 - Terceiro número: Esse também é um reflexo, mas já é mais fraco que o anterior. Um reflexo mais suave.


Tenho aqui uns exemplos para que você entenda melhor. Vou usar números parecidos, onde apenas a nuance principal é trocada.
8.34 – Louro claro dourado acobreado
8.43 – Louro claro acobreado dourado

Agora, quando houver dois números antes do ponto, indicando duas cores de base misturadas, a leitura do tom natural muda. Por exemplo: o número 47.5, diz respeito a um castanho alourado como base e reflexos acaju. Afinal:

4 (Castanho médio) + 7 (Louro medio) . 5 (reflexo acajú)

ALGUNS EXEMPLOS

Vou usar a tinta Cereja e a Vermelho Super Intenso da Koleston como exemplo. Os números não tem pontos, mas subintende-se que a Cereja é 66.46. Ou seja, Loiro Escuro + Loiro Escuro com reflexos cobre + vermelho. Enquanto a Vermelho Super Intenso seria 77.44, Loiro Médio + Loiro Médio com reflexos Cobre + Cobre.

E tem o Vermelho Intenso da Olia que é 6.66, Loiro Escuro com nuances vermelhas. Nas embalagem ele parece ser mais claro né? Mas ele escureceu HORRORES meu cabelo. Como não tem amônia, não clareia... E ainda escurece onde está claro, acabando com as mechas.


Texto: Vívian Roncon

Nenhum comentário:

Postar um comentário