Vinagre - Grande aliado dos cabelos!

Gente, quando eu era adolescente, diziam que o vinagre de maçã deixava o cabelo mais liso e com brilho, por isso já o usei várias vezes. O negócio é que eu não sei se o vinagre ajuda a alisar os fios, mas que deixa um brilho incrível no cabelo, deixa. Por isso resolvi fazer esse post sobre ele!


BENEFÍCIOS DO VINAGRE
Ele tem a capacidade de fechar as cutículas do cabelo e por isso dá o brilho. Isso porque o Ph do vinagre é bem ácido, abaixo do Ph comum dos fios. Vou tentar explicar melhor:
  • Antes de pintar: Ph 4 (normal)
  • Depois de pintar: Ph 9 (cutículas abertas e ásperas)
  • Ao usar o vinagre: Ph 2,5 (abaixo do Ph normal! Cutículas fechadas)
Ao fechar as cutículas (escamas) depois de pintar o cabelo, os fios ficam mais brilhosos e seguram melhor a cor. Por isso o vinagre de maçã é super recomendado após colorações.


COMO USAR O VINAGRE DE MAÇÃ
Você pode usar ele sempre que achar os fios ressecados ou ásperos demais. Só não use com intervalos de menos de 15 dias, senão ao invés de ajudar ele vai atrapalhar a hidratação. O ideal é usar sempre que pintar o cabelo ou que fizer outro tipo de química. 


Quando você lavar a cabeça, depois de shampoo e antes do condicionador, você deve jogar o vinagre nos cabelos. Segue a receita caseira:
  • 1 litro de água 
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã

Se você usar o vinagre puro nos fios, massageie por 30 segundos e tire. Não deixe muito tempo porque ele pode queimar os fios e alterar a cor. Mas se você usar o vinagre diluído na água, pode massagear por 3 a 5 minutos e até usar um pente largo. 

Depois de massagear o vinagre, retire bem ele com água e passe o condicionador apenas nas pontas do cabelo.

Pode jogar direto da garrafinha de vinagre, pode misturar com a água em um potinho e jogar nos cabelos do couro cabeludo para baixo, ou pode colocá-lo em um borrifador com ou sem água misturada. Todos os vinagres servem, mas o vinagre de maçã é o melhor.


Esse é o meu cabelo depois de usar o vinagre de maçã no banho. Bem mais brilhoso que o normal! E essa foto é sem flash. É incrível como ele fecha as escamas do fio e deixa o cabelo bem organizado, bonito e brilhoso.


Texto: Vívian Roncon

Comentários