Topiramato - Reações Adversas

Resolvi fazer esse artigo para falar um pouco sobre as reações adversas do Topiramato (Amato ou Topamax) com o qual estou fazendo tratamento. Qualquer um que veja a sua bula irá se assustar com a quantidade de reações adversas que ele pode dar. Vou inicialmente listar aqui os efeitos colaterais possíveis:

- Sonolência 
- Tontura
- Nervosismo
- Ataxia
- Fadiga
- Distúrbios de fala
- Alterações de raciocínio
- Alterações de visão 
- Dificuldade de memorização 
- Amnésia
- Confusão mental
- Formigamento
- Diplopia 
- Anorexia
- Nistagmo
- Náusea
- Perda de peso
- Diminuição de apetite
- Dificuldade de concentração 
- Depressão 
- Alteração de paladar
- Alteração de olfato
- Agitação 
- Alteração de humor
- Dor abdominal
- Dor de cabeça
- Agressividade
- Leucopenia
- Neufrolitíase
- Aumento de salivação 
- Dermatite alérgica
- Alopécia
- Cálculo renal
- Pensamentos suicidas
- Insônia


PRÉ TRATAMENTO - 25 mg
Tomei 1 comprimido de 25 mg por 10 dias para ver como eu iri reagir ao medicamento. Nesses primeiros dias eu tive 1 dia de insônia e comecei a ter fomigamentos leves durante a manhã. O remédio sempre deve ser tomado a noite antes de dormir, pois causa sono e desatenção.

INÍCIO DO TRATAMENTO - 50 mg
Aumentei a dose do Amato para 2 comprimidos de 25 mg, somando 50 mg todas as noites antes de dormir. Foi aí que comecei a ter os efeitos colaterais que vou descrever com atenção agora. 

- Formigamentos diários nos braços, mãos e rosto.
- Alguns poucos tremores na vista
- Perda de peso
- Alteração de paladar e olfato
- Manchas na pele


.•.•. CURANDO VÍCIO DE VICK VAPORUB
Eu sou viciada em Vick Vaporub desde criancinha. Isso porque meus pais e meus avós sempre usaram e sempre me ensinaram a usar. Cresci acostumada a só dormir depois de passar Vick. Na verdade, na minha cabeça, eu só consigo descansar e relaxar depois de passar Vick no nariz. E eu nunca passei fora. A vida inteira eu passei Vick Vaporub DENTRO das narinas. O que não pode ser feito! Mas gente, era um vício. Ou eu passava, ou eu não dormia. E foi a assim a minha vida inteira.


Tenho 29 anos hoje e uso Vick todas as noite há pelo menos 25. E por mais que eu saiba que não pode passar o Vick dentro do nariz, não tinha quem me fizesse dormir se eu não passasse. 

SÓ que uma das reações adversas do Topiramato é a alteração de paladar e olfato. Sem falar que ele é um medicamento indicado para o controle de compulsão e vício... Resumindo: o Amato me livrou do Vick. 

Ele literalmente estragou o meu Vick! Mudou o cheiro e o gosto ( porque a partir do momento que se passa na mucosa da narina você sente o gosto também ), fazendo com que eu entrasse em desespero. Minha primeira reação foi achar que meu Vick tinha vencido... Rsrs. Mandei meu marido cheirar dizendo "Cheira! Tá estragado! Tá diferente!" E ele dizia que não, que estava igualzinho. Eu com ódio no coração fui na farmácia e comprei um Vick novo. Abri e ele estava com o mesmo cheiro! Um cheiro HORRÍVEL DE QUEIJO GORGONZOLA hahaha Que droga.

Como viciado é viciado, nos primeiros 3 dias eu continuei passando a porcaria do Vick com cheiro de queijo no nariz. Horrível dormir com aquilo na cara! Mas em compensação, na mesma semana eu já estava me livrando do vício. Hoje eu já uso o Vick apenas 1 vez a cada 2 semanas!!! Já consigo dormir sem o meu Vick ^____^ 

O Topiramato curou o meu vício de 25 anos.


.•.•. MANCHAS NA PELE COMO REAÇÃO ADVERSA DO TOPIRAMATO 
Logo quando as manchas apareceram eu pensei que fosse uma micose comum. Uma mancha rosada, de aparência redonda, que não doía nem coçava. Comecei a usar cetoconazol nela, mas a pomada não fazia efeito algum. Após uma semana começaram a aparecer outras manchas iguais pelo corpos todo. Dá uma olhada aqui nas imagens... As manchas ficavam bem claras durante o dia, mas a noite ficavam bem avermelhadas e inchadas. Não coça nem dói. Começaram a aparecer nos braços, pernas, barriga, costas...


Eu entrei em desespero achando que estava com algum tipo de fungo ou infecção de pele. Fui até a farmácia, conversei com uma farmacêutica e mostrei as "micoses" para ela. Comprei alguns sabonetes anti-sépticos para tomar banho e ela me passou uma pomada melhor, que também tem cetoconazol, mas que também tem neomicina para desinflamar as dermatites. A pomada que a farmacêutica me passou foi a Novacort (cetoconazol, betametasona e neomicina)


Por instrução da farmacêutica eu deveria passar a pomada de 3 a 4 vezes por dia e manter sempre a pele bem seca onde houver qualquer mancha e tomar banho apenas com o sabonete anti-séptico. Eu passava a Novacort sempre fazendo uma massagem no lugar e deixando uma camadinha de pomada sobre a lesão. 


Acontece que as manchas melhoram muito com a pomada. Somem em cerca de 3 dias com o uso da Novacort... Mas assim que aquela mancha some aparece uma nova do lado. Então ficou em um ciclo sem fim. Não adianta, conforme as dermatites vão sarando e sumindo, novas vão nascendo. Pelo menos de dia elas não aparecem e não da pra ninguém ver as manchas na pele! As manchas só ficam visíveis à noite quando estou em casa. 


------------ RETORNO NO MÉDICO 

Aproveotei meu retorno no médico, que foi justamente quando as manchas começaram a sumir e as novas a aparecer, e mostrei para ele. Logo que o endocrinologista olhou ele disse "é do Topiramato" e me perguntou se elas me incomodavam demais ou se eu conseguiria conviver com elas um pouco.

Lógico que eu, que mudei completamente meu estilo de vida, que estou seguindo uma dieta rigorosa com acompanhamento de nutricionista, fazendo atividade física, não iria parar o remédio. Estou tomando o Amato principalmente porque sou chocólatra compulsiva e porque ele realmente me fez controlar o chocolate. Tomando o Topiramato eu consigo comer apenas um pedacinho de chocolate amargo e nem precisa ser todos os dias. 

Então falei para o médico que não tinha problema ficar com as manchas, pois sabendo que é uma dermatite alérgica do Topiramato eu fico mais tranquila. Assim, se alguém no trabalho me perguntar ou ver as manchas eh posso dizer que é de um medicamento que estou tomando, e não faço papel de "pirenta". Se as manchas estivessem me incomodando muito, para que elas sumissem o médico teria que suspender o uso do remédio ou pelo menos diminuir drasticamente a dose. 



Texto: Vívian Roncon

Comentários