Dicas para manter os cabelos vermelhos


 
1. Cutículas fechadas 

Cabelos vermelhos precisam ter as cutículas fechadas para se manterem com brilho, cor é vida. Se as cutículas se abrem, os fios ficam opacos e desbotam com muita facilidade, por isso, você deve fazer uma reestruturação capilar para selar as cutículas do cabelo. Você pode usar produtos comuns e fazer em casa um tratamento, cauterização, usar algum produto de restauração completa e reparação de danos... Ou pode ir em um salão, com um profissional, e fazer uma cauterização ou selagem. 

2. Evite o Sol forte e altas temperaturas

O cabelo vermelho não só desbota fácil como queima com o Sol. O lugar que ele mais pega sol, sempre fica mais claro porque vai abrindo a cor. As altas temperaturas fazem a cor fugir dos fios e isso não se dá apenas pelo sol! Ruivas não devem lavar os cabelos com a água muito quente, porque senão irão perder o dobro de tinta a cada lavagem (a cada banho, uma cor nova de cabelo!). Além de usar água morna ou fria para lavá-los, é legal usar algum produto com protetor solar e bloqueador sérios UV. Existem cremes para pentear e Silicones capilares para fazer essa proteção. O calor de chapinha e escovas também agride muito os fios, que precisam estar protegidos com produtos de proteção térmica antes e depois.

3. Hidrate sempre 


Cabelo vermelho precisa estar hidratado! Se você morar em um lugar de clima seco então, precisa tomar cuidado redobrado com a hidratação dos fios. Quanto mais hidratado o cabelo estiver, mais ele vai segurar a cor e ter brilho. 


4. Use shampoo se condicionadores próprios 

Cabelo vermelho precisa de um cuidado extra. É fundamental que você use produtos destinados à esse tipo de cabelo, aqueles para manter a cor e evitar o desbotamento. O shampoo Henna Egípicia não é um tonalizante, mas possui um pigmento leve que além de evitar o desbotamento realça a cor dos fios. Ele dá uma leve colorida onde estiver desbotado e ajuda muito a manter a cor por muito tempo.


5. Utilize tonalizantes

Uma forma de manter a cor dos cabelos vermelhos sempre vibrantes é a utilização de tonalizante da mesma cor ou de uma cor próxima à sua coloração. Isso também prolonga a manutenção da tonalidade e deixa os cabelos mais brilhantes


6. Não use shampoo de limpeza profunda


Todos os produtos de limpeza profunda, limpa totalmente os fios e abrem as cutículas para limpar lá dentro. Se o cabelo for ruivo, o shampoo de limpeza profunda irá tirar toda a sujeira e toda a tinta junto! Eles aceleram o desbotamento dos fios, deixando uma aparecendia palhosa com os fios porosos. Você pode usa esse tipo de shampoo apenas quando for fazer um Soap Cap ou usar um tonalizante, porque ele irá tirar a tinta velha dos fios e deixar as cutículas abertas para receberam a carga pigmentada do tonalizante ou tintura, que irá char as cutículas com a cor dentro.
 

7. Use tinturas e tonalizantes bons

Lembra aquela história de que o barato sai caro? Poisé. Pense em demorar anos para conseguir clarear seu cabelo para ter um vermelho lindo, e de repente, por usar uma coloração vagabunda você manchar tudo e precisar jogar um castanho ou preto por cima? O tempo necessário para corrigir esses erros é um absurdo! Sem falar em todo o desgaste que o cabelo é submetido por usar químicas seguidas. Comprar a tinta mais barata, usar e ela escurecer seu cabelos, pode ser frustrante. Muitas garotas desistem de ser ruivas após erros como esses! Elas consideram que ter os cabelos castanhos ou loiros dá menos trabalho. As melhores colorações são aquelas de linhas profissionais, que possuam óleos de argan, girassol, linhaça, pois o óleo irá hidratar e manter as cutículas dos fios fechadas.


8 . Sempre use o Leave-in

Não importa se seus cabelos são lisos, cacheados, ondulados... O Leave-in garante que seus fios tenham saúde e cutículas fechadas para manter a cor e a hidratação. Cutículas abertas fazem o fio perder umidade e ficar com aspecto seco e opaco. Os leave-ins de qualquer marca são indispensáveis! E quanto mais ondulado seu cabelo for, mais você precisa deles.


9 . Evite cloro e água do mar

Só quem usa química no cabelo sabe o pesadelo que é tomar banho de praia ou de piscina com muito cloro. Na hora de lavar os cabelos, eles estão duros e se prendendo uns aos outros. Independente do quanto você lave, eles continuam secos e perdem toda a cor. Se você for pegar sol ou tomar banho de mar ou piscina, deve usar nos cabelos um creme de proteção que tenha bloqueador de raios UV e prometa hidratação. A água salgada e o cloro abrem as cutículas de tão forma que as ruivas entram de cabelo vermelho e saem de cabelo laranja. E o pior de tudo é que o sol vai queimar 3x os cabelos molhados com água de praia ou de piscina. Então proteja os fios antes de ir e tenha um bom produto para usar depois. O ideal é tonalizar os fios alguns dias depois de tomar banho de praia ou piscina. 


10 . Pouco shampoo, muito condicionador

Quanto mais shampoo você usar, mais cor irá perder. Então as ruivas devem usar pouco shampoo, visando mais lavar o couro cabeludo e quase nada o comprimento dos fios. Só lave 2x quando o cabelo realmente precisar e depois use bastante condicionador, principalmente nas pontas. O ideal é lavar os cabelos apenas quando ele estiver precisando ser lavado. Lembre-se que a cada lavada você está perdendo uma parte do seu cabelo. A cada banho, um ruiva com cor diferente!

Comentários